Ciberseguranca: Tipos de atacantes
Amadores – Por vezes, estas pessoas designam-se por “miúdos dos scripts”. Normalmente, são atacantes com pouco ou nenhum conhecimento que, muitas vezes, utilizam ferramentas ou instruções encontradas na Internet para iniciar ataques. Alguns deles são apenas curiosos, enquanto outros tentam demonstrar os seus conhecimentos e provocar danos. Podem utilizar ferramentas básicas, mas os resultados podem, contudo, ser devastadores.
Piratas informáticos – Este grupo de atacantes invade computadores ou redes para obter acesso. Consoante a intenção da invasão, estes atacantes são classificados como bem intencionados, de intenção neutra ou mal intencionados. Os atacantes bem intencionados invadem redes ou sistemas informáticos para descobrir fraquezas, a fim de melhorar a segurança destes sistemas. Estas invasões são realizadas com autorização prévia e todos os resultados são comunicados ao proprietário. Por outro lado, os atacantes mal intencionados tiram partido de qualquer vulnerabilidade para proveito pessoal, financeiro ou político ilegal. Os atacantes de intenção neutra encontram-se entre os bem intencionados e os mal intencionados. Os atacantes de intenção neutra podem encontrar uma vulnerabilidade no sistema e comunicar essa vulnerabilidade aos proprietários do sistema, caso essa ação coincida com a sua agenda. Alguns piratas informáticos de intenção neutra publicam os factos relativos à -vulnerabilidade na Internet para que outros atacantes possam explorá-la.
A figura fornece detalhes sobre os termos pirata informático bem intencionado, mal intencionado e de intenção neutra.
Piratas informáticos organizados – Estes piratas informáticos incluem organizações de cibercriminosos, ativistas da pirataria informática, terroristas e piratas informáticos patrocinados pelo estado. Geralmente, os cibercriminosos são grupos de criminosos profissionais centrados no controlo, no poder e na riqueza. Os criminosos são altamente sofisticados e organizados e podem até fornecer o cibercrime como um serviço a outros criminosos. Os ativistas da pirataria informática fazem declarações políticas para sensibilizar para questões importantes para os mesmos. Os atacantes patrocinados pelo estado recolhem informações ou cometem atos de sabotagem em nome do respetivo governo. Geralmente, estes atacantes são altamente especializados e bem financiados, e os seus ataques centram-se em objetivos específicos vantajosos para o respetivo governo.
Comentários
Enviar um comentário
De seu comentario acerca desta aula, sua dica, sua critica ou sugestao para que eu possa melhorar o conteudo deste Blog. Obrigado Pela Atencao dispensada boa aula a todos.