Redes de Computadores: Assinatura Digital
O que é Assinatura Digital e qual é o seu conceito?
Um emissor que pretenda garantias de confidencialidade da informação no envio de uma mensagem, gera um sumário da mensagem e cifra-o com a sua chave privada. Em seguida, envia-a, juntamente com o sumário cifrado. Este constitui aquilo que designamos por assinatura digital.
Por seu turno, o receptor utiliza a chave pública do emissor para decifrar o sumário. Em seguida, ele próprio gera um sumário da mensagem e compara-o com o que antes decifrou. Se os sumários coincidirem, o receptor conclui que a assinatura digital é válida.
Vamos agora analisar quais as garantias dadas por uma assinatura digital válida, comparando-as com os objectivos de uma assinatura tradicional de papel.
O facto de se conseguir decifrar o sumário com a chave pública do emissor, prova que foi utilizada a chave privada deste, logo apenas este poderia ter cifrado aquele sumário (autenticação). No caso do papel, também se quer ter a certeza de que a assinatura pertence realmente à pessoa que se pensa ter assinado. Pelo mesmo motivo (utilização da chave privada), o emissor não poderá negar a autoria da mensagem. A assinatura num documento em papel, desde que devidamente autenticada, também liga o signatário ao conteúdo assinado.
Finalmente, o facto de os sumários coincidirem, prova que a mensagem não foi alterada desde que foi enviada (integridade). Num documento assinado em papel, também se pretende a certeza de que o conteúdo não é alterado depois de assinado.
Vemos assim que, em geral, as garantias dadas por uma assinatura digital são mais fortes do que a sua congénere em papel.

Comentários
Enviar um comentário
De seu comentario acerca desta aula, sua dica, sua critica ou sugestao para que eu possa melhorar o conteudo deste Blog. Obrigado Pela Atencao dispensada boa aula a todos.