Redes de Computadores: Seguranca de Informacao - Competencias de Profissional
6 competências importantes para profissionais de segurança da informação
Para lidar com a constante escassez de talentos na área de segurança em TI,
algumas empresas do setor vêm investindo no patrocínio de ações,
visando aprimorar os profissionais da área, com o objetivo de
complementar os conhecimentos adquiridos na faculdade.
E, ao contrário do que muita gente pensa, nem todas as competências estão ligadas à tecnologia da informação em si, mas sim a aspectos psicológicos e habilidades pessoais do profissional.
Qual o perfil ideal de um profissional de segurança da informação?
Nos últimos
anos, o perfil do profissional de segurança da informação mudou
bastante. Hoje, o mercado busca pessoas que tenham uma visão mais global
dos problemas e que sejam proativas na hora de resolvê-los.
Se você é um profissional da área ou quer se aprimorar, fique de olho e veja as 6 competências que o mercado espera dos profissionais de segurança da informação:
1. Ética
Apesar de
ser uma premissa para todas as profissões, a ética é ainda mais
importante para o profissional que quer seguir a carreira na segurança
da informação ou que já está atuando na área. O profissional de
segurança da informação precisa ter um compromisso com a proteção de
informações corporativas de extrema importância, que normalmente são
restritas aos gestores e ao dono da empresa. Por isso, ser um
profissional ético é algo fundamental.
2. Proatividade
Um
profissional proativo não se preocupa apenas em resolver problemas. Ele
os identifica, faz um tratamento dessas informações, vai em busca da
solução e também de uma forma para que esse impasse não volte a se
repetir.
Além disso, é
importante que o profissional tente resolver as falhas e encontrar
soluções no menor tempo possível. A rapidez na qual uma organização
responde a um incidente limita os danos e diminui as perdas de dados e
informações importantes.
3. Habilidade na troca de conhecimento
Essa é uma
habilidade que favorece muito o profissional de segurança da informação,
pois, afinal, ninguém sabe de tudo. Justamente por isso, trabalhar em
equipe, passar os seus conhecimentos e absorver o que colegas de
trabalho mais experientes têm a oferecer é fundamental para o seu
aprimoramento profissional. E é uma qualidade observada de perto pelos
gestores.
4. Aprimoramento constante
A área de
tecnologia da informação se expande em uma velocidade impressionante e,
cada dia mais, novidades surgem e nem sempre os profissionais da área se
atualizam como deveriam.
Se você quer
se destacar no mercado, fique antenado com as novidades, leia sempre,
faça cursos de especialização e foque em sempre dar o melhor de si no
trabalho.
5. Visão global
Se ao invés
de só resolver os problemas quando eles aparecem, o profissional faça
todo um planejamento do processo de segurança da informação da empresa
juntamente com o seu gestor, certamente ele ganhará pontos e irá mostrar
o seu diferencial.
Ver as
coisas de uma forma global e anteceder problemas antes que eles
aconteçam é uma habilidade que poucos profissionais desenvolvem, por
isso, ela é muito visada dentro das empresas de TI.
6. Bom relacionamento interpessoal
Quem é que
não conhece um profissional inteligente, que trabalha muito bem, mas que
tem um gênio difícil e não sabe lidar com pessoas? Desenvolver o
relacionamento interpessoal é um passo importante para quem quer crescer
e se desenvolver na área de segurança da informação.
Quem tem um
bom relacionamento com as pessoas, muitas vezes consegue posição de
liderança naturalmente dentro da organização, devido ao seu jogo de
cintura e habilidade em resolver problemas em equipe.
Profissionais
que têm um bom relacionamento interpessoal trabalham bem em equipe,
coordenam projetos sem dificuldade e conseguem resolver os problemas com
rapidez e podem delegar tarefas à sua equipe de forma rápida e
eficiente.
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