partilhando material

Genilson Geraldo – Grupo 6

Postagem referente a Etapa 3 – Atividade 3 – 25/05/2016
wordle-104-3
Fonte: oautornaweb.wordpress.com
Atividade 1:
  • Ao comprar livros digitais para incorporar o acervo da UI, a instituição passa ter direito de difundir o conteúdo destas obras sob forma de consulta online, e quando previamente autorizados os downloads de documentos. Porém, não podem explorar estas comercialmente e muito menos distribuir cópias sem autorização. Entretanto, em relação as atitudes e inflações de seus usuários na execução de cópias ilegais, foge do controle e da responsabilidade da instituição, podendo ter apenas em seu planejamento, ações educativas a seus usuários.
fotocopia2
Fontes: blogdopetcivil.comportaldedicas.com.br
  • A UI deve inserir em suas políticas de atendimento, ações educativas na página da entidade, tratando sobre os direitos autorais. É importante que a biblioteca insira em seu processo de disseminação de conhecimento, textos que façam seus usuários a refletir sobre as cópias ilegais, orientando-os como utilizar de forma legal os documentos com propriedade intelectual. Entretanto, é indispensável que a biblioteca disponha no ato de inscrição para ter acesso ao conteúdo digital, um “Termo de compromisso”, que aponte as responsabilidades dos usuários.

Atividade 2:
images10
Fonte: esbiblivre.forumeiros.com
  • Relato – BIBLIVRE:
Com uma interface de fácil entendimento, funções simples e intuitivas, não foi encontrado dificuldades para utilizar os recursos do software. Pois, são oferecidos detalhes de como usar cada recursos e funcionalidades. Sugestão de melhorias, seria: oferecer mais opções de tamanho das etiquetas para impressão das carteirinhas; E, a opção de “Reservas” das obras, poderia estar junto na opção “Empréstimos e Devolução”, facilitando o trabalho.
428294_4a2a75b9dc1d46fd79b614cb8bee2315
Fonte: unicagestao.com
  • Relato – PHL:
Com uma Interface não muito atrativa, o software PHL, exigi um pouco mais de atenção do usuário ao utiliza-lo. Após testar algumas funcionalidades, ficou fácil manuseia-lo. Gostei que, automaticamente ele já apresenta os comprovantes, de renovação, empréstimos, reservas e etc. A importação de dados catalográficos é fácil e prático. Poderia melhorar sua interface, como cores e fontes.
Atividade 3:
  •  BIBLIVRE: Cadastrar uma obra do tipo livro
livros-1
Fonte: bevilaqua.org.br
  1. Abrir Biblivre IV
  2. Fazer login e digitar senha
  3. Clicar no item “Catalogação”
  4. Escolher opção “Bibliográfica”
  5. Pesquisar obra no item “pesquisa simplificada”
[ Caso possua registro ]:
5.1. Clicar na opção “Abrir registro”
5.2. Clicar na opção novo registro
5.3. Fornecer número de exemplares no item “Exemplares”
5.4. Clicar em “Salvar”
[ Caso não possua registro ]:
  1. Clicar opção “Novo registro”
  2. Verificar catalogação da obra no catálogo da Biblioteca Nacional
7.1. Copiar discrições da obra no formato Marc 21
7.2. Colar no item “MARC” no registro da obra do Biblivre
[ Caso não possua dados catalográficos no catálogo da BN ]:
  1. Abrir item “Formulário”
8.1. Digitar dados técnicos da obra
8.2. Digitar dados em formato MARC 21
[ Finalizando cadastro ]:
  1. Conferir dados da obra no item “Formulário”
  2. Clicar em “Salvar” no registro no item formulário
  3. Conferir dados no item “Resumo Catalográfico”
  4. Fornecer número de exemplares no item “Exemplares”
  5. Clicar em “Salvar” no item Exemplares
  6. clicar no item “Retornar à pesquisa”.

Diagrama de Atividades:
Atividade 3 - Etapa 3 - Diagrama de Atividades
Melhor Visualização do Diagrama de Atividades

REFERÊNCIAS:
OLIVEIRA, Elysio Mira Soares de. PHL: Personal Home Library. 2016. Disponível em: <http://www.elysio.com.br/&gt;. Acesso em: 27 maio 2016.
OLIVEIRA, C. C.; BOTELHO, R. G. E. Direitos autorais versus pirataria editorial na universidade: algumas reflexões. DataGramaZero, v. 8, n. 2, p. 0-0, 2007. Disponível em: <http://basessibi.c3sl.ufpr.br/brapci/v/4382&gt;. Acesso em: 27 mai. 2016.
NACIONAL, Sociedade dos Amigos da Biblioteca. Biblivre. 2016. Disponível em: <http://biblivre.org.br/&gt;. Acesso em: 27 maio 2016.

Grupo 6 – Ana Paula – Líder 3ª Etapa

Referente ao Projeto de Informatização – Etapa 3 – Relatório do Líder
Modelagem de setores e subsetores informacionais
contacao-de-historias-3-pq
Fonte: https://www.sesc-rs.com.br/unidade/unidadenoticia.php?id=2845#.V0pQnvkrJkg

Brinquedoteca e hora do conto:
Espaço da biblioteca onde é realizado a contação de histórias e disponibiliza brinquedos para os usuários.
Modelo Sistemas-Subsistemas – Brinquedoteca
subsistemas

Diagrama de casos de uso
 cantinho da leitura
Fonte: http://www.itanhaem.sp.gov.br/noticias/2012/junho/lar_espirita_crianca_jose_anchieta_atua_ha_mais_30anos_oasis.html
Atores:
  1. Contador de histórias
  2. Usuário
  3. Atendente
  4. Auxiliar de biblioteca
  5. Bibliotecário
Funcionalidades essenciais:
  1. Contar histórias
  2. Disponibilizar brinquedos
  3. Interagir com os usuários
  4. Emprestar livros
  5. Auxiliar na leitura
Funcionalidades desejáveis:
  1. Disponibilizar fantasias
  2. Disponibilizar jogos eletrônicos
  3. Emprestar brinquedos
  4. Emprestar jogos eletrônicos
  5. Disponibilizar livros interativos

diagrama de casos de uso 3

Diagrama de casos de uso
Diagrama de atividades
 brinquedoteca.jpg
Fonte: https://sustentabiliarte.wordpress.com/2013/09/16/brinquedoteca-e-sua-historia/ 
Atividade: Emprestar livros

diagrama de atividades 3 
 Diagrama de atividades
Na primeira atividade, fizemos um planejamento de testes de usabilidade, que teve como suporte o material do moodle da disciplina: critérios IBICT para avaliação de software, e método para escolha de software, e escolhemos 5 das funcionalidades dentre as sugeridas para medir a usabilidade destas. Assim, discutimos de que forma poderia ser feito esta atividade, e quais seriam as funcionalidades que melhor se adequariam ao teste de usabilidade escolhido.
As discussões, dúvidas e sugestões foram realizadas via trocas de e-mails, porém nesta atividade não tivemos muitas dificuldades, pois os materiais de apoio conseguiram suprir nossas dúvidas, assim como, a atividade anterior nos ajudou também a entendermos o teste de usabilidade. Assim, chegamos numa definição sobre os assuntos citados, porém, com alguns apontamentos pessoais em cada postagem. E, unanimemente tivemos dificuldades para deixar a postagem no número de palavras previamente exigido.
Na segunda atividade, o grupo teve mais dificuldade para produzir o texto para postagem, pois, tínhamos que identificar as atividades e subtarefas, relacionadas à uma U.I., onde para cada uma das dimensões, que tínhamos feito em outras atividades, dividindo-as em 10 subtarefas sequenciais. No primeiro momento, houve uma facilidade para apontar algumas atividades, entretanto, para identificar as subtarefas sequencialmente, tivemos mais dificuldades.
Nesta atividade ainda, escolhemos uma das tarefas relacionadas à U.I., e mostramos o fluxo interno de suas subtarefas, para fazer a modelagem do diagrama de atividades. Em nossa maioria, escolhemos as atividades realizadas pelo software para elencarmos as subtarefas, e tivemos algumas dificuldades para realizar o diagrama. No entanto, acabamos entendendo a atividade e definindo como deveria ser feito.
Na atividade 3, tivemos que escolher um dos setores sugeridos para representar seus subsistemas, que foi unanime a escolha da Brinquedoteca e Hora do Conto, onde cada um contribuiu para o trabalho. Primeiro, a Daiana fez a modelagem sistema e subsistemas, também definiu atores, funcionalidades essenciais e desejáveis, juntamente com a Ana Carolina, em seguida o Genilson fez o diagrama de caso de uso contendo as funcionalidades, e por fim, eu (Ana Paula) fiz o diagrama de atividades ao qual escolhemos em conjunto (Emprestar livros).
Acredito, quanto a integração e comunicação do grupo já melhoramos bastante, estamos conseguindo definir e dividir as tarefas em conjunto, sempre respeitando a opinião de cada um.
Referências
Blog Sustentabiliarte, Brinquedoteca e sua história, Associação Brasileira de Brinquedotecas. Disponível em: <https://sustentabiliarte.wordpress.com/2013/09/16/brinquedoteca-e-sua-historia/&gt;. Acesso em: 27 maio. 2016.
Prefeitura de Itanhaém. Departamento de Comunicação Social. Disponível em: <http://www.itanhaem.sp.gov.br/noticias/2012/junho/lar_espirita_crianca_jose_anchieta_atua_ha_mais_30anos_oasis.html>. Acesso em: 27 maio. 2016.
SESC, Rio Grande do Sul. Projeto Contação de Histórias é desenvolvido na Biblioteca Sesc Passo Fundo.  Disponível em: <https://www.sesc-rs.com.br/unidade/unidadenoticia.php?id=2845#.V0pQnvkrJkg>. Acesso em: 27 maio. 2016.

Grupo 1 – Rosane Pinho

Atividade 1
Para cada uma das dimensões abaixo, identificar uma tarefa relacionada numa U.I. e dividi-la em, no mínimo, 10 sub tarefas sequenciais:
Software / Aplicações :Para editar um texto.
• Abrir um Novo documento
• Janela principal ir na barra de ferramentas, escolher fonte, tamanho e cor do texto.
• Definir estilo no Design da página
• Layout da página, escolher espaçamento entre linhas de um parágrafo, definição de margens, definição do tamanho do papel e recuo em parágrafos
• Referencias inserir sumario
• Revisão conferir a ortografia e a gramatica.
• Exibição ver leitura do documento, layout de impressão, dar zoom
• Gerar Documento em PDF e salvar numa pasta dentro de um diretório do computador
Hardware / Equipamentos: Digitalizar imagem
• Conectar a impressora ao computador;
• Clicar no botão “Iniciar” e de seguida, ir a “Dispositivos e Impressoras”;
• Localizar o dispositivo, para isso deverá clicar com o botão do lado direito do mouse por cima do ícone e selecionar a opção “Iniciar verificação”;
• Logo vai aparecer-lhe uma nova janela em que deverá selecionar o formato do arquivo (BMP, JPEG, PNG, TIF) que pretende e a resolução da imagem (300 DPI costuma ser o valor mais indicado para a impressão, uma vez que conseguirá ter mais qualidade);
• Clique no botão “Digitalizar” e aguarde até o processo estar concluído. Em seguida, clique no botão “Digitalizar” e “Importar” para salvar o arquivo de imagem;
• Normalmente, por padrão, as imagens são guardadas na pasta “Imagens”, na “Biblioteca”.
Dados / Armazenamento: Criar planilha no Excel
• No menu ”Iniciar” do computador, abra clique como o botão esquerdo do mouse no ícone ”Excel”.
• Direcione-se até o botão ”Formatar”, que está localizado na parte superior da página, na caixa de ferramentas. e nas opções que vão aparecer, selecione ”Célula”, para definir que tipo de planilha será criada.
• Pressione o botão ”Linhas”. Na caixa de diálogo que abrirá, digite o número de linhas que o seu documento terá, para confirmar, aperte ”Ok”. Feito isso, selecione ”Colunas” e determine quantas serão criadas, a largura, a altura e os ajustes que nelas poderão ser feitos.
• Clique em ”Planilha” e digite o nome do documento.
• Abra a opção ”Estilo” e escolha qual o tipo de fonte que será utilizada, a cor da letra, o espaçamento, entre outras coisas.
• Usando o mouse, coloque o cursor dentro da linha superior da primeira coluna do Excel e escreva a qualificação que precisa ter na sua planilha.
• Quando todos os dados forem digitados, direcione-se até ”Arquivos” e depois em ”Salvar como” e salve a planilha.
Recursos Humanos / Atores
Atividade do Arquivista no Arquivo
1. Selecionar documentos.
2. Registrar documentos.
3. Estabelecer o método de classificação adequado.
4. Ordenar documentos.
5. Arquivar documentos de acordo com o método adotado.
6. Conservar os documentos mantendo o arquivo organizado e atualizado.
7. Localizar documentos.
8. Controlar a saída de documentos do arquivo.
9. Transferir e descartar documentos.
10. Orientar e treinar usuários.
Atendimento / Interface com o Usuário: Atendimento via chat
1-Ao iniciar o atendimento, o usuário receberá uma mensagem de saudação do atendente na tela de atendimento do Chat, onde há várias informações disponíveis para o usuário
2-Na parte superior da tela ele visualizara a data e o horário de início do atendimento, como também, o tempo de duração em que o atendimento está sendo realizado.
3-Já através do ícone de impressora Operações disponíveis para o solicitante, o usuário poderá imprimir a conversa do chat.
4-As mensagens enviadas tanto pelo usuário, quanto pelo atendente, ficarão registradas na parte do meio da tela de atendimento do Chat. Neste registro irá conter a data e o horário que a mensagem foi enviada, juntamente com o nome do atendente ou do usuário final.
5-Na parte debaixo da tela de atendimento do Chat, no campo “Mensagem”, será o local onde o usuário, irá digitar as mensagens e através do botão “Enviar”, irá enviá-las ao atendente.
6-Já o botão “Fechar” deverá ser utilizado pelo usuário, quando se desejar encerrar o atendimento com o atendente e, ao clicar neste botão, será exibida uma mensagem solicitando a confirmação de encerramento do atendimento.
7-Os usuários finais poderão receber mensagens do atendente com alguns recursos, os quais possibilitam que o próprio usuário encontre soluções para sua solicitação.
8-Tais recursos, podem ser o envio de arquivos em diversos formatos, links de “URL” para acesso a determinados sites.
9-Quando o atendente enviar um arquivo para o usuário final, na tela de atendimento do Chat a mensagem irá conter o nome do arquivo com o formato em que está salvo e a possibilidade de fazer o download.
10-A outra possibilidade é quando o atendente enviar um link de “URL”, para que o usuário acesse algum site específico que vai auxiliar no seu atendimento.

Atividade 2
Escolha uma das tarefas produzidas na Atividade 1 e mostre o fluxo interno de suas
subtarefas por meio de um Diagrama de Atividades. Este diagrama deverá conter
diagramaAtividadesMoises
Referencias:
TELA de atendimento do QChat. Disponível em: . Acesso em: 25 maio 2016.
M como. Disponível em: . Acesso em: 25 maio 2016

Grupo-Maristela couto rosa

Este post se refere a Etapa 3 Atividade 2-25/05/2016


         Atividade e subtarefas

Software / Aplicações

Tarefa: fazer empréstimo para o usuário
Subtarefa: inserir senha
Ir para opção do empréstimo
Verificar se a obra está disponível
Verificar se usuário está cadastrado
Cadastrar usuário
Solicitar dados do usuário
Verificar dados
Inserir dados do usuário
Gravar dador
Finalizar cadastro
Cadastrar empréstimo
Finalizar empréstimo

Hardware / Equipamentos

Tarefa: Fax
Subtarefa: Inserir documento no fax
Ligar para destinatário
Solicitar sinal de fax
Enviar documento
Confirmar se destinatário recebeu o documento
Atender o fax
Emitir sinal de fax
Receber documento
Confirmar recebimento
Conferir dados
Repassar o documento

Dados / Armazenamento

Tarefa: Nuvem
Subtarefa:Acessar plataforma de dados
Inserir usuário e senha
Criar pasta para arquivo
Renomear pasta
Selecionar um arquivo
Inserir anexo
Fazer o upload
Renomear arquivo
Mover para pasta criada
Fazer logoff

Recursos Humanos / Atores

Tarefa: Usuário
Subtarefa: Realizar login no sistema
Pesquisar obra
Localizar obra no acervo
Verificar se a obra está disponível
Reservar obra
Verificar para quando estará disponível
Retornar para buscar obra
Retirar obra
Ler a obra
Fazer a devolução
Recolocar no arquivo

Atendimento / Interface com o Usuário

Tarefa: Serviço de referência
Subtarefa: Selecionar obra
Pesquisar obra
Verificar disponibilidade
Localizar obra no acervo

Fazer login no sistema
Verificar cadastro
Solicitar empréstimo
Preencher os dados da obra
Finalizar empréstimo

Acessibilidade

Tarefa: Rampa de acesso
Subtarefa: Analisar ambiente
Verificar situação do local
Criar projeto da rampa
Fazer orçamento
Ligar para fornecedores
Escolher o orçamento
Negociar com o fornecedor escolhido
Solicitar implantação
Verificar obra
Realizar pagamento
Diagrama de atividade
Escolha uma das tarefas produzidas na Atividade 1 e mostre o fluxo interno de suas subtarefas por meio de um Diagrama de Atividades. Este diagrama deverá conter:
No mínimo 10 tarefas/atividades • No mínimo 1 ponto de controle • No mínimo 1 barra de sincronização • No mínimo 3 estados finais

Diagrama de atividade
Referencia.
DUTRA, Moisés Lima. Usabilidade. Florianópolis, 2016.


Grupo 4 – Leonardo

Publicação referente a atividade para o dia 25 Maio de 2016.
Atividades e Subtarefas
Tree.png
Fonte: http://www.dreamstime.com
Para cada uma das dimensões abaixo, identificar uma tarefa relacionada numa U.I. e dividi-la em, no mínimo, 10 subtarefas sequenciais:
  • Software / Aplicações
    Softwares.png
    Fonte: pt;slidsuare.com
  • Sistema de Gerenciamento de Biblioteca / Pesquisa Bibliográfica / Reserva de Exemplar (Suporte físico):
1. Acessar Url do site da biblioteca;
2. Logar no site com ID e senha;
3. Clicar no menu pesquisa;
4. Dar entrada com texto para pesquisa por título / autoridade ou assunto;
5. Clicar em pesquisar;
6. Refinar resultados de pesquisa;
7. Selecionar exemplar de interesse;
8. Exibir detalhes do exemplar;
9. Fazer reserva de exemplar;
10. Buscar exemplar na Biblioteca.
  • Hardware / Equipamentos
    cisco_wap321_01
    Fonte: cdn-reichelt.de
  •  Verificação do Roteador de Rede sem fio:
1. Ligar roteador;
2. Aguardar a inicialização do equipamento;
3. Verificar o status dos leds WAN e WIFI;
4. Adicionar conexão para teste:
5. Selecionar Wpa2 (criptografia);
6. Digitar a senha;
7. Testar conexão;
8. Se não navega reiniciar equipamento;
9. Repetir teste em outro dispositivo para acesso;
10. Efetivar conexão em outros dispositivos.
  • Dados / Armazenamento
    sftp
    Fonte: hostname.cl
  Rotina diária de Backup no Sistema de Gerenciamento de Biblioteca
1. Logar-se no SGB com login de administrador;
2. Ir no menu Administração;
3. Clicar em Manutenção;
4. Clicar no botão Gerar cópia completa;
5. Clicar no link abaixo do botão;
6. Verificar a conclusão do download do arquivo;
7. Mover arquivo para pasta backup;
8. Copiar arquivo para HD externo;
9. Copiar arquivo para Google Drive;
10. Realizar teste de restauração.
1. Demonstrar ao Auxiliar os passos no sistema;
2. Logar-se no SGB com login e senha;
3. Clicar no menu Circulação;
4. Clicar em Empréstimos / Devoluções;;
5. Pesquisar Leitor;
6. Selecionar Leitor;
7. Pesquisar Exemplar;
8. Selecionar Exemplar;
9. Clicar em Emprestar;
10. Informar data de devolução ao Leitor.
  • Atendimento / Interface com o Usuário:
    meninas300f
    Fonte: fontesgerais.blogspot.com
  • Atendimento no Serviço de Referência/Pesquisa
1. Receber o pesquisador no setor;
2. Coletar informações sobre o tema da pesquisa;
3. Identificar assuntos;
4. Demonstrar pesquisa no terminal do SGB;
5. Selecionar obras de interesse;
6. Demonstrar pesquisa em bases de acesso aberto;
7. Selecionar artigos de interesse;
8. Demonstrar recursos para referência;
9. Demonstrar pesquisa no Google Acadêmico;
10.Orientar a seleção dos resultados para o pesquisador.
1. Observar todo perímetro de circulação de pessoas na UI;
2. Verificar a existência de degraus;
3. Verificar a existência de rampas;
4. Observar a altura dos corrimões no banheiros;
5. Verificar a altura sanitário;
6. Verificar a largura de corredores;
7. Verificar a largura de portas;
8. Verificar altura de mesas de leitura;
9. Verificar altura de terminais de acesso;
10.Verificar a largura e altura de estantes.
Atividade 2: Escolha uma das tarefas produzidas na Atividade 1 e mostre o fluxo interno de suas subtarefas por meio de um Diagrama de Atividades. Este diagrama deverá conter:
No mínimo 10 tarefas/atividades, 1 ponto de controle, 1 barra de sincronização e 3 estados finais.
Diagrama de Atividades

Grupo 5 – Rocelle

Post referente às atividades do dia 18 de Maio de 2016

imagem1

Software / Aplicações
Empréstimo
  • Pesquisar livro no acervo
  • Solicitar pedido ao bibliotecário
  • Verificar disponibilidade da solicitação
  • Verificar existência de cadastro no sistema
  • Averiguar situação de empréstimos
  • Investigar se tem atraso
  • Inserir senha no sistema
  • Inserir dados do livro no cadastro do usuário
  • Desmagnetizar o livro
  • Levar
Hardware / Equipamentos
imagem2
Scanner
  • Procurar um sistema operacional
  • Utilizar computador para pesquisa
  • Inserir os dados através do teclado
  • Visualizar informação pelo monitor
  • Anotar o número de chamada
  • Verificar disponibilidade do livro
  • Procurar o livro na estante
  • Pegar e pesquisar
  • Escânear
  • Salvar no pendrive.
Dados / Armazenamento
Catalogação
  • Entrar com a senha no sistema.
  • Acessar o módulo Catalogação/Cadastro de planilha.
  • Clicar em Informações Iniciais selecionar o tipo de obra, no caso livro, e fazer a classificação da obra;
  • Preencher o Campo 8 com ano, ilustração, local de publicação e língua da obra.
  • Gravar sempre a cada inserção!
  • Preencher os campos: 20 (ISBN), 82 (CDD), 90 (CDD, Cutter, edição), 100 (autor principal, se tiver), 240 (Título uniforme / Título original, se tiver), 245 (Título principal), subtítulo se houver e a responsabilidade na ordem direta, 250 (edição, se tiver), 260 (lugar de edição, editora e ano), 300 (num de página, ilustração), 490 (série, se tiver), 500 (campo de notas, se tiver), 650 (assunto), 700 (secundárias, se tiver).
  • Inserir exemplar e atualizar o acervo para que fique disponível na consulta on line.
  • Entrar na obra desejada, por pesquisa ou pelo código do Acervo, ir a Exemplar e proceder a edição.
  • Inserir exemplar
  • Atualizar o acervo para que fique disponível na consulta on line.

Recursos Humanos / Atores
Atendimento a usuário novo
  • Solicitar auxílio ao bibliotecário para encontrar informação.
  • Explicar ao usuário como funciona o terminal de consulta.
  • Ajudar o usuário a inserir informações no terminal
  • Anotar número de chamada
  • Andar com o usuário ate a prateleira
  • Explicar como funciona o numero de classificação
  • Encontrar o livro junto com o usuário
  • Cadastrar o usuário no sistema
  • Fazer o empréstimo ao usuário
  • Passar as ultima informações ao usuário ao entregar o livro.

Atendimento / Interface com o Usuário
Empréstimo terminal
  • Encontrar o livro no terminal de consulta e anotar o numero de classificação
  • Pegar o livro na estante
  • Encontrar um terminal de auto – atendimento touch – screen
  • Clicar no botão opção de empréstimo
  • Digitar a matricula e a senha
  • Posicionar o livro na máquina com o código de barras virado para o leitor.
  • Passar o livro em cima do leitor para desmagnetizar
  • Clicar ok
  • Apertar na opção finalizar
  • Ler a mensagem que informara o empréstimo realizado com sucesso.

Acessibilidade
imagem2
Cadeirante
  • Ir à biblioteca
  • Procurar elevador
  • Apertar o botão
  • Aguardar descer
  • Entrar no elevador
  • Escolher o andar
  • Apertar para subir
  • Aguardar o elevador subir
  • Acompanhar no visor o andar
  • Sair do elevador no andar escolhido

DiagramadeAtividade
Sem título

Referência
SANTOS, Ana Paula Lima dos; ALVARENGA, Gilda Sousa de. Manual de catalogação no sistema gerenciador pergamum.2013. Disponível em: <http://www.ndc.uff.br/sites/default/files/arquivos/Manual_de_Catalogaoatual3_0.pdf&gt;. Acesso em: 23 maio 2016.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Redes de Computadores: Comando ARP, para que serve e como funciona este protocolo?

Redes de Computadores : Subrede IP: Máscaras possíveis para classes A, B e C